Para obter maior eficiência operacional, redução de custos, segurança e conforto para o empreendimento, investir em automação predial é fundamental. Esse sistema, visto como uma evolução quando pensamos em construção civil, caracteriza os edifícios inteligentes.
Contudo, esse termo pode ser novo para você e para muita gente. Se quiser saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso artigo até o final.
O que é automação predial?
A automação predial é a integração de várias ferramentas tecnológicas. O objetivo consiste em administrar as instalações elétricas, hidráulicas e até mesmo de combate a incêndio em um prédio.
Trata-se de uma realidade cada vez mais presente nos prédios modernos. Mas ressaltamos que esse uso da tecnologia pode ser adaptado para os mais diferentes tipos de edifícios e condomínios.
Nesses casos, as particularidades de cada estrutura devem ser levadas em consideração, para que essa adaptação seja a melhor possível. Além disso, para o sucesso da automação, é preciso fazer um planejamento e elaborar um bom projeto.
Investir em automação predial significa utilizar a tecnologia de maneira eficiente, prática e confortável. Em outras palavras, esse recurso visa a melhorar cada vez mais o dia a dia das pessoas.
O que é necessário para implementar a automação predial?
Como falamos, os prédios mais modernos geralmente já são construídos de forma inteligente. Porém, muitas novas tecnologias podem ser implementadas em outras estruturas, e é imprescindível que tudo funcione perfeitamente.
Porém, é preciso realizar um planejamento e um estudo minucioso sobre as estruturas do edifício. Dessa forma, os dispositivos são testados para verificar se o imóvel suporta os componentes eletrônicos de automação.
Ficou interessado? Vamos falar agora de 5 razões mais do que suficientes para investir em automação predial.
5 motivos para investir em automação predial
Investir em automação predial é sinônimo de priorizar economia e segurança. Veja 5 motivos que fazem essa tecnologia tão necessária nos dias de hoje.
1. Economia de recursos
Quando é possível investir em automação predial, recursos como energia elétrica e água tendem a ser bastante otimizados. Um exemplo dessa economia é que as luzes se apagam quando não há ninguém no recinto. Além disso, depois de alguns segundos, as torneiras se fecham, evitando assim o desperdício de água.
Outra forma de redução de custos é avaliar os equipamentos do prédio. O ideal é optar por estruturas com foco na diminuição do gasto de energia e com baixa ou nenhuma emissão de carbono.
2. Garantia de maior segurança do local ao investir em automação predial
A automação predial conta com diversos dispositivos de segurança, como detectores de fumaça. Também abrange ferramentas aptas a identificar problemas de estrutura que nem sempre são observáveis.
Ademais, também é possível instalar alarmes contra roubos e câmeras de monitoramento. Circuitos integrados permitem uma visão excelente tanto dos ambientes internos quanto dos espaços externos do edifício.
Quando esses circuitos estão associados a um sistema inteligente, eles podem detectar uma movimentação suspeita. Imediatamente, a equipe responsável pela segurança é acionada.
3. Controle de acesso
Um empreendimento inteligente usufrui de recursos de controle de acesso – por exemplo, reconhecimento facial, ou um banco com os dados de todos os visitantes do imóvel. Investir em automação predial e controle de acesso:
- aumenta a segurança de todos os funcionários e visitantes;
- diminui o risco de incidentes envolvendo agentes externos;
- possibilita a abertura e o fechamento de portas a distância;
- permite comandar, também a distância, o circuito fechado de televisão.
4. Conforto das pessoas
Essa é uma grande vantagem de investir em automação predial. Ela engloba várias facilidades importantes para o dia a dia dos visitantes e dos funcionários do edifício.
Um exemplo são os elevadores inteligentes. Estes direcionam o fluxo de pessoas, com foco no menor tempo de espera, e evitam sobrecarga. Outra comodidade é a temperatura do ambiente, que em prédios inteligentes está sempre agradável. Com um sistema de climatização automatizado, a temperatura é equilibrada por sensores e controladores.
5. Maior produtividade dos funcionários do edifício
Certamente, investir em automação predial aumenta a eficiência dos colaboradores que prestam serviços para o prédio. Os dispositivos inteligentes dispensam tarefas como verificar se luzes ficaram acesas ou se alguma torneira está aberta.
Não será necessário acender ou apagar as luzes de um ambiente, nem se preocupar em fechar a torneira. Funcionários de edifícios inteligentes podem focar apenas as forças produtivas da empresa, além de desfrutar de conforto no uso do imóvel.
Conclusão
Como foi possível observar no nosso artigo, investir em automação predial traz diversos benefícios para todos. Sabemos que a tendência de toda tecnologia é se tornar cada vez mais sofisticada – assim, amplia-se a segurança dos condôminos e das edificações.
Muitas vezes, sem um sistema de automação predial, pequenos problemas acabam passando despercebidos. Com o tempo, se tornam grandes dificuldades que exigirão um alto investimento para resolver.
A automação permite que esses contratempos sejam rapidamente identificados. Ela ajuda, dessa maneira, na segurança e na redução de custos. Investir em automação predial viabiliza um monitoramento e um controle eficientes do imóvel, de qualquer lugar, em todos os momentos.
O que acha de adotar esse sistema nas suas edificações? A automação é muito mais do que praticidade: ela oferece inovação, conforto e segurança em todos os ambientes.
Caso fique com dúvidas sobre as aplicações de automação predial da Headlinks, confira aqui as nossas soluções!