Sua empresa sabe quem acessa cada um dos locais? Ela garante, com exatidão, que não é possível pessoas mal intencionadas entrem no espaço e possa obter segredos estratégicos do negócio ou, ainda, ter equipamentos furtados na empresa?
Se você não pode ter essa certeza, é importante garantir medidas de segurança importantes que tragam melhores resultados e minimizem eventuais prejuízos.
Você sabe o que é e para o que serve o controle de acessos? Saiba mais sobre o tema no artigo. Boa leitura!
O que é o controle de acesso?
Esse termo diz respeito ao controle de acesso às salas e edifícios, de forma que a pessoa só possa entrar no espaço com liberação que pode ser feita de forma manual (com um colaborador autorizando) ou automatizada (por exemplo, por biometria).
O mecanismo é semelhante: é permitir que apenas pessoas com autorização possam adentrar em determinados locais. Por exemplo, é possível utilizar crachás vinculados a um sistema, que permite identificar quem pode e quem não pode entrar em determinados lugares.
Como o controle de acesso é feito?
O controle de acesso é feito por meio de um software de gerenciamento, no qual se define os parâmetros que permitem a entrada ou não de pessoas em determinados espaços (sejam eles físicos ou virtuais).
Por exemplo, em um condomínio, pode-se estabelecer tags de acesso para os moradores, vinculando aquele item a um cadastro de morador. Já os visitantes podem ter um cartão específico, que deverão ser validados pelos porteiros ou recepcionistas e devem ser devolvidos no final da visita.
Para as empresas e espaços (como condomínios, por exemplo), é possível, ao final de determinado período, ter relatórios especiais que permitam avaliar quais são as estatísticas de determinado período.
Por exemplo, em uma multinacional, na qual há um alto fluxo de entrada e saída de pessoas e, ao mesmo tempo, é visada por indivíduos mal intencionados, é fundamental certificar-se que entraram nos edifícios apenas quem realmente tem autorização para tal.
Por que o controle de acesso é tão importante?
O controle de acesso traz uma série de benefícios para as empresas que o adotam em seu dia a dia, enquanto outros precisam, justamente, de ter este tipo de parâmetro para garantir que apenas os clientes (ou funcionários e/ou moradores) tenham acesso ao local.
Isso evita que pessoas mal intencionadas entrem no local e possam causar problemas e prejuízos, como roubos de informações estratégicas e, até mesmo, furto de equipamentos. Assim, potencializa a segurança do negócio e oferece maior conforto para quem está ali no espaço, sentindo-se mais protegido.
O controle de acesso tem um papel fundamental nos negócios. Por isso, se você deseja adotá-lo em seu negócio, conte com a Headlinks. Entre em nosso site e saiba mais sobre o tema!