Conhecer quem está entrando em sua empresa e, principalmente, definir critérios para certificar-se de quem entra e quem sai é fundamental para evitar problemas que possam gerar complicações futuras. Por exemplo, um indivíduo que tenha o intuito de obter segredos da empresa pode entrar no local e colher informações facilmente, caso a empresa não tenha nenhum tipo de controle interno.
Uma das formas de gerar uma gestão dessas questões é por controle de acesso biométrico. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema!
O que é o controle de acesso biométrico?
Para entender, em primeiro lugar, o que é o controle de acesso biométrico, precisamos falar em primeiro, o que é controle de acesso. Trata-se de uma série de medidas implementadas por meio de ferramentas e tecnologias para ter uma melhor gestão de quem tem realmente autorização para adentrar o espaço da empresa.
Ele é utilizado nos mais diferentes espaços e tipos de empresa. Por exemplo, em locais nos quais há entrada de clientes que precisam ter seu acesso devidamente autorizado (como academias, clubes, entre outros), empresas dos mais diferentes portes, condomínios e entre outros espaços.
Ok, agora você sabe o que são os controles de acesso. Portanto, é o momento de identificar como ele é feito pela biometria. Vamos juntos?
A biometria tem por objetivo fazer leitura de partes do corpo da pessoa que são únicas, ou seja, apenas aquele indivíduo pode entrar no espaço da empresa com aquele “dado biológico”, impedindo eventuais confusões e fraudes.
A mais comum utilizada é a impressão digital. O sensor lê as características das digitais cadastradas anteriormente no sistema e avalia se há pontos de semelhança. Se sim, é validado e a pessoa pode entrar no espaço. Atualmente, a biometria facial também tem ganhado muito destaque nesse cenário.
Contudo, o acesso biométrico pode ser feito, também, por leitura de íris e biometria vascular.
Por que vale a pena investir?
O controle de acesso por meio de biometria é altamente vantajoso para os negócios. Vejamos os principais benefícios a seguir:
- Maior segurança: já que os dados biométricos são únicos e é necessária a presença do portador, as chances de fraudes são praticamente nulas;
- Controle de horário de trabalho: é possível ter maior exatidão do horário em que determinado colaborador chegou na empresa;
- Agilidade na entrada: isso é fundamental, principalmente, para as empresas com alto fluxo de pessoas entrando em determinados horários. Basta apenas posicionar o leitor no sensor, aguardar a liberação e entrar;
- Baixo custo de adesão: você não precisa investir em compra de insumos extras, por exemplo, com cartões que, caso sejam extraviados ou perdidos, podem gerar maiores custos para o negócio.
Como adotar o controle de acesso biométrico na empresa?
Diante das vantagens, cabe saber que forma é possível adotar o controle de acesso biométrico nas empresas. Para isso, uma das formas mais seguras e interessantes é contar com uma boa parceria que auxilie no processo.
Ela será responsável por auxiliar na adesão do sistema, educando a sua empresa a como proceder caso a caso e, assim, ter a melhor adoção de tecnologias em seu negócio.
Para isso, conte com a Headlinks. Confira nosso site e tire suas dúvidas sobre o tema.