Um dos grandes desafios de empreendimentos de todos os tipos e portes é zelar pela segurança dos funcionários, visitantes e fornecedores que transitam em suas dependências. Nesse sentido, durante décadas o controle de acesso físico tem sido apontado como excelente instrumento de controle de entrada e saída de pessoas de um determinado local.
Trata-se, na verdade, de uma medida de segurança cujo principal objetivo é autorizar ou proibir o acesso de indivíduos em um ambiente específico. Nesse caso, o controle é feito por meio de barreiras como muros, grades e portões devidamente controlados por dispositivos como cancelas, fechaduras, catracas e profissionais de segurança.
Saiba mais sobre o controle de acesso físico e por que ele pode ser uma excelente estratégia para proteger o seu patrimônio!
Vantagens do controle de acesso físico
Durante anos o controle de acesso físico tem sido usado por condomínios residenciais, comerciais, eventos e locais públicos, como estações de metrô e de barcas. Suas inúmeras vantagens o tornam uma excelente ferramenta de segurança, na medida em que:
- Gerencia de forma eficiente o fluxo de pessoas em ambientes;
- Possui baixo custo de instalação e manutenção;
- Oferece maior proteção do patrimônio público ou privado;
- Proporciona mais eficiência operacional em recepções e portarias;
- Possibilidade de integração com outros recursos e sistemas de gestão de acesso.
- Restringe o acesso de pessoas não autorizadas em um determinado local;
- Ajuda a controlar a quantidade de pessoas em um espaço físico;
- Permite identificar visitantes e a frequência das visitas.
Integração com sistemas de controle de acesso para dashboards e relatórios personalizados
Além de autorizar (ou não) o acesso de um indivíduo ao espaço, o controle de acesso físico também é uma excelente ferramenta de controle, principalmente quando integrado a softwares de segurança.
Essas soluções tecnológicas emitem relatórios com todas as entradas e saídas do local, bem como possíveis tentativas de acesso. Ou seja, elas não somente impedem o acesso de pessoas não autorizadas, mas também ajudam a encontrar possíveis falhas na segurança e corrigi-las a tempo.
Além disso, possuem dashboards personalizáveis, que possibilitam definir campos de cadastro conforme a necessidade de cada empresa. Assim, o administrador poderá autorizar ou negar acessos conforme parametrizações específicas e aumentar mais ainda a segurança local.
Mas não apenas isso. Os dashboards também organizam os dados por meio de elementos visuais como gráficos para facilitar a interpretação das informações. O software ainda gera relatórios que podem ser usados por agentes interessados, como gerentes, coordenadores, responsáveis pela segurança e auditores.
Além do controle de acesso físico, atualmente o mercado de segurança eletrônica e automação predial conta com várias tecnologias para ajudar diferentes empresas a fazerem uma gestão eficiente da entrada e saída de pessoas dos seus ambientes. Controle de acesso por biometria, reconhecimento facial e QR Code são apenas algumas dessas alternativas.
Todavia, para saber qual é a melhor opção para o seu empreendimento, é preciso considerar alguns fatores, como tamanho do espaço, estrutura, quantidade de pessoas alocadas e custos envolvidos na instalação e manutenção dos equipamentos.
Quer saber mais sobre o tema? Então baixe gratuitamente o nosso Guia completo para redução de custos operacionais no controle de acessos e entenda como automatizar os processos de portaria e recepção da sua empresa pode trazer mais produtividade e economia para o seu negócio.