Os constantes avanços tecnológicos têm possibilitado novas formas para a realização de controle de acesso em condomínios comerciais, residenciais e em eventos de qualquer natureza. O uso de QR Code é uma dessas possibilidades, sendo considerada uma alternativa prática, fácil e economicamente acessível.
A solução torna qualquer local mais seguro e dispensa a contratação de atendentes ou tecnologias acessórias, como coletores de crachá de identificação. Nesse caso, todo o controle de acesso é feito por um código de barras bidimensional que pode ser impresso em uma etiqueta ou enviado para o celular do visitante. De acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil tem mais de dois celulares por habitante.
Tamanha popularidade se deve principalmente aos aplicativos para celulares desenvolvidos nos últimos anos. Eles adicionaram novas funcionalidades aos aparelhos telefônicos: além de falar e enviar mensagens para outras pessoas, também é possível pagar contas, fazer transferências de valores e compras na internet com apenas alguns cliques.
E se muitas tarefas do cotidiano podem ser resolvidas por meio dos smartphones, por que não aproveitar toda essa facilidade para gerenciar a entrada e saída de pessoas em um determinado espaço? Entenda no artigo a seguir como o QR Code por ser um grande aliado em sistemas de controle de acesso.
O uso de QR Code em sistemas de controle de acesso
Mas o que é QR Code? Conforme mencionamos anteriormente, o QR Code é um código de barras bidimensional que combina letras e números. Trata-se, na verdade, de um método de autenticação simples e eficaz, que oferece aos indivíduos a autorização para a entrada em um ambiente, que pode ser virtual ou físico.
Na prática, as credenciais por QR Code funcionam assim: o código bidimensional contém um número, que é idêntico ao número do crachá do funcionário ou visitante. Quanto a sua forma de geração, o código pode ser de dois tipos:
- Estático: indicado para visitantes, o código QR é enviado por e-mail e só pode ser usado durante o tempo da visita;
- Dinâmico: indicado para funcionários e moradores, o código é gerado por meio de um app de controle de acesso instalado no celular do usuário. Nesse caso, ele é atualizado de tempo em tempo, o que o torna mais seguro e evita que uma pessoa acesse o ambiente com um print da tela.
Em outras palavras, o uso de código QR significa mais segurança em processos de controle de acesso. Quando usado em empresas, condomínios e eventos, a solução oferece mais praticidade e agilidade, pois basta apenas apontar o código recebido no celular ou etiqueta impressa para o dispositivo de validação para obter autorização para entrar.
Onde o sistema de controle de acesso por QR Code pode ser usado?
Versátil e acessível, o QR Code pode ser um grande aliado para o controle de acesso de empresas de todos os segmentos e portes, como, por exemplo:
- Clínicas e hospitais;
- Indústrias;
- Portarias de condomínios residenciais e comerciais;
- Escolas;
- Estacionamentos;
- Escritórios e outras.
Uma grande vantagem do uso de QR Code como solução para controle de acesso é que o seu custo de implementação é bem menor, quando comparado a outras alternativas disponíveis no mercado.
Precisando implementar uma política de controle de acessos na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então baixe gratuitamente o nosso infográfico e conheça o passo a passo para gerenciar da melhor forma a entrada e saída de pessoas do seu negócio.