Tendência em sistemas de controle de acesso, o autoatendimento para visitantes é a solução ideal para otimizar os processos de portarias de condomínios residenciais, de estabelecimentos comerciais e de eventos. De forma simples e prática ele substitui o registro manual de visitantes feito na recepção por meio de dados como CPF e RG.
Quer saber como uma ferramenta de controle automatizado de acesso pode tornar a portaria da sua empresa ou condomínio mais eficiente? Então acompanhe o artigo a seguir e descubra como a tecnologia pode contribuir para um atendimento mais ágil, econômico e sobretudo seguro.
Afinal, o que é um sistema de autoatendimento para visitantes?
Na prática, o sistema de autoatendimento para visitantes é uma ferramenta que combina tecnologia e segurança para controlar o acesso de pessoas a um determinado espaço privado. Por meio da integração com um software, a solução automatiza todas as etapas da visita de uma pessoa a um local, da chegada à autorização de acesso pelos responsáveis.
Também conhecido como sistema automatizado de gerenciamento de visitantes, o terminal de autoatendimento dispensa recepcionistas, uso de interfones, livro de registros e acaba com as intermináveis filas, principalmente no início de expediente. Por meio de um toten, o visitante obtém o código para acesso ao local com mais autonomia e rapidez.
Como funciona?
O controle de acesso automatizado de visitantes funciona por etapas, a saber:
- Cadastro: para otimizar o processo, a visita pode ser agendada antecipadamente em um aplicativo integrado ao sistema mediante dados de identificação como RG, CPF, reconhecimento facial entre outras informações. Logo após, a pessoa recebe um QR Code por e-mail;
- Check-in: quando o visitante chega ao local basta apenas que ele se dirija ao toten localizado na entrada e lá confirme o seu código de acesso para entrar no edifício;
- Comunicação eficiente com o anfitrião: quando o visitante chega e realiza a liberação pelo toten, o visitado recebe automaticamente uma notificação no app ou e-mail informando sobre a sua chegada.
Vantagens do sistema de autoatendimento para visitantes
Sem dúvida alguma reduzir filas em recepções é um dos maiores benefícios do sistema de autoatendimento para visitantes, mas não é o único. A seguir você vai conhecer outros motivos que tornam esse sistema de controle de acesso uma das melhores ferramentas para a gestão de visitas:
- Melhora a imagem da empresa perante os visitantes;
- Reduz custos com contratação de atendentes, confecção de crachás de identificação e gastos com estrutura de recepção;
- Otimiza processos de cadastro e credenciamento;
- Melhor gerenciamento das entradas e saídas de pessoas pelo administrador;
- Segurança: toda a coleta de dados é feita seguindo as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
- Em conformidade com o protocolo de segurança da COVID-19: o sistema de autoatendimento para visitantes reduz a necessidade de contato físico com cartões de acesso e canetas, pois funciona a partir da impressão de etiquetas individuais ou por QR Code.
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