Você está visualizando atualmente Como escolher o melhor sistema de controle de acesso?

Como escolher o melhor sistema de controle de acesso?

Certamente, um dos principais benefícios para um condomínio é ter um excelente controle de acesso. Infelizmente, hoje em dia, a criminalidade vem crescendo consideravelmente. Por isso, o cuidado com as pessoas que entram e circulam pelo local é fundamental para garantir a segurança.

Porém, podem surgir dúvidas sobre o melhor sistema de controle de acesso para a sua necessidade. Afinal, é preciso alinhar as funcionalidades com o custo-benefício, o que nem sempre se mostra uma tarefa fácil.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, você está no lugar certo! Leia o artigo até o final e confira todas as nossas informações!

O que é o sistema de controle de acesso?

Basicamente, o controle de acesso é o uso da tecnologia para monitorar todas as pessoas que entram em um empreendimento. Essa vigilância pode ocorrer de diversas maneiras, como reconhecimento facial ou de impressão digital, verificação de credenciais ou placas de carros.

Cada vez mais, as formas de averiguar quem entra no edifício estão se modernizando. Isso vai além, é claro, de apenas acompanhar o fluxo de pessoas.

Como funciona o sistema de controle de acesso?

Como falamos, a tecnologia moderna permite que o sistema de controle de acesso faça mais do que monitorar a entrada de pessoas e objetos. Hoje em dia, é possível:

  • obter relatórios gerenciais com informações dos usuários cadastrados;
  • checar a regularidade dos funcionários;
  • acompanhar os horários e a frequência com que visitantes e prestadores de serviços acessam o condomínio.
  • identificar os horários e os dias da semana de maior movimento;
  • saber o número exato de pessoas que estão dentro do prédio em tempo real.

Existem diversas formas de permitir o acesso das pessoas – por exemplo, cartões de proximidade, leitores biométricos, etc. 

A partir do momento que um desses sistemas é utilizado, a mensagem fica armazenada em um servidor, garantindo maior segurança. Tudo isso é de suma importância para assegurar a proteção tanto dos condôminos quanto do patrimônio

3 dicas para escolher o melhor sistema de controle de acesso

Sem dúvida, o sistema de controle de acesso é fundamental. Entre tantos outros benefícios, ele assegura a integridade física e psicológica de todos que circulam, moram ou trabalham num condomínio.

Porém, cada local tem suas particularidades, e podem surgir dúvidas quanto à melhor escolha ao optar por um sistema. Por isso, queremos dar três dicas para guiar você nessa decisão tão importante!

1. Entenda a sua real necessidade

Sabemos que o foco de qualquer medida de controle de acesso é a proteção. Mas cada local tem uma rotina diferente e características distintas. Isso inclui o tamanho da empresa, o número de funcionários e a quantidade de visitantes e de entregas. 

O cotidiano vai ditar o melhor formato, dentro do custo-benefício adequado. Contudo, é essencial que isso seja feito com agilidade e sem nenhum prejuízo ao aspecto principal: a segurança.

2. Pesquise sobre as opções de sistemas de controle de acesso disponíveis no mercado

Depois de definir com clareza sua necessidade, é hora de procurar possíveis soluções que se adequem ao que você precisa. Vários fatores precisam ser analisados:

  • O local possui estacionamento? A entrada e a saída de veículos precisam ser controladas de forma automatizada?
  • Como é a circulação de funcionários? O número é muito elevado? Seu sistema precisa preza pela agilidade?
  • A empresa é de grande porte, e por isso o sistema deve ser sofisticado?

Muitas vezes, a equipe de segurança consegue perceber quando alguém estranho se aproxima, se estamos falando de lugares menores. Mas isso nem sempre acontece quando há um fluxo intenso de pessoas.

Em linhas gerais, estes são os principais métodos de controle de acesso:

  • Acesso por senha: os funcionários possuem senhas individuais que permitem o acesso à empresa ou a áreas restritas. Nessa situação, a senha não pode de forma nenhuma ser compartilhada com outras pessoas.
  • Uso de cartão de proximidade: cada pessoa que entra no edifício tem um cartão com chip e código cadastrados no sistema. O ponto principal é que os cartões podem ser perdidos, roubados ou entregues a pessoas não autorizadas.
  • Reconhecimento facial: essa é uma forma de controle de acesso mais moderna. Ela faz uso da inteligência artificial para identificar o rosto do funcionário.
  • Biometria da Impressão digital: nesse caso, é preciso realizar um cadastro prévio da impressão digital de todas as pessoas autorizadas a entrar no local. Depois disso, um sensor vai fazer a leitura para liberar o acesso. É considerada uma opção segura, já que a impressão digital é única. Isso ajuda muito a evitar fraudes.

As opções são inúmeras, e por isso a análise deve ser feita com muito cuidado. Esse é o modo mais assertivo de escolher o melhor sistema de controle de acesso.

3. Pesquise sobre a reputação e a credibilidade da empresa que será contratada

Já entendemos quais são as necessidades e todas as opções de sistemas de controle de acesso, correto? Chegou o momento de escolher quem vai implantar essa tecnologia no condomínio.

Estamos falando de segurança, então todo cuidado é pouco. Para cumprir seu papel, a empresa contratada precisa ser séria e competente ao atender os clientes. Nossa sugestão é que você procure outros clientes, peça feedbacks sobre o atendimento. Tire todas as suas dúvidas sobre a possível contratação antes de fechar o negócio. 

Não leve apenas o preço em consideração. A experiência no mercado, os parceiros, o treinamento dos funcionários e a credibilidade da empresa são de fundamental importância. Afinal, você vai colocar a segurança do seu patrimônio nas mãos de outras pessoas.

Além de pesquisar muito sobre a empresa, não se esqueça de conversar com os clientes que já utilizam o sistema. Pergunte como foi o desempenho da modalidade escolhida para atender o seu edifício.

Na Headlinks, temos 25 anos de experiência e oferecemos soluções inovadoras e customizadas quando o assunto é controle de acesso. Clique aqui e entenda como podemos assegurar a integridade do seu patrimônio!

Deixe um comentário