Você está visualizando atualmente Conheça os tipos de controle de acesso: qual usar em cada situação?

Conheça os tipos de controle de acesso: qual usar em cada situação?

Pode até parecer chato sempre ter que se identificar e oferecer informações ao entrar em um hospital. Mas você já parou para pensar que esse procedimento é fundamental para a segurança dos pacientes? Por isso mesmo, conheça diferentes tipos de controle de acesso que podem tornar o processo mais rápido e menos cansativo. 

A tecnologia vem evoluindo a passos largos, e isso nos ajuda a eliminar as burocracias do dia a dia. Aguardar muito tempo na recepção à espera de um atendimento ou de uma visita a um ente querido é realmente muito irritante.

No entanto, o gerenciamento de visitantes é extremamente importante em um ambiente que lida com pessoas em vulnerabilidade. Por isso mesmo, vamos apresentar processos que não apenas agilizam a identificação dos visitantes, como protegem os dados.

Chega de processos burocráticos, lentos e desorganizados, que atrapalham o acesso e causam dor de cabeça a quem precisa de ajuda. Se você administra um hospital, deve conhecer os diversos tipos de controle de acesso para saber qual deles melhor atende sua instituição.

Mas o que é controle de acesso?

Controle de acesso é um sistema de gerenciamento que vai automatizar o processo de cadastro de seus visitantes. Essa tecnologia oferece autonomia, agilidade, segurança e acolhimento no procedimento. Ou seja, tudo o que seus pacientes desejam de um bom atendimento.

Com tantos tipos de controle de acesso, é possível supervisionar diferentes informações sobre visitantes e pacientes. Você pode gerir dados básicos – como nome, RG, CPF, endereço e até mesmo horário de chegada e saída. Tudo organizado em um único software com acesso ao seu banco de dados.

Além do mais, essa inovação torna tudo muito mais seguro. Ela atende a todas as medidas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Assim, as etapas de tratamento de dados são integralmente protegidas.

Quer entender como atender a LGPD com os diversos tipos de controle de acesso? O governo brasileiro produziu um ótimo guia de boas práticas.

Assim, o usuário pode agilizar a maior parte do serviço, deixando a recepção disponível para outras atividades. Isso tornará o seu atendimento e a visitação ainda mais rápidos.

Vamos conhecer os diferentes tipos de controle de acesso para descobrir o ideal para o seu hospital?

Melhores tipos de controle de acesso

Para oferecer segurança e otimizar o atendimento em hospitais, existem hoje diferentes tipos de controle de acesso. Separamos uma listinha com os melhores serviços do mercado para você escolher quais deseja utilizar na sua instituição.

  1. Biometria da impressão Digital

Como você já sabe, existem partes do seu corpo que possuem uma identificação biológica. Isso significa que ninguém além de você possui essas informações. Assim, o acesso biométrico se torna uma excelente ferramenta de controle de acesso. Através dela, é possível ter maior certeza da veracidade das informações. Elas são partes do corpo e, portanto, intransferíveis.

O acesso biométrico é a tecnologia ideal para quem deseja otimizar a circulação de pessoas previamente cadastradas. Isso pode agilizar os atendimentos de pacientes em tratamentos continuados, por exemplo. Ou até mesmo auxiliar no controle de entrada e saída de seus funcionários e colaboradores.

Muitos planos de saúde também utilizam hoje o controle biométrico. Desse modo, torna-se praticamente impossível que o paciente se passe por outra pessoa, e vice-versa. Ademais, agiliza a identificação e facilita o acesso de pessoas não alfabetizadas.

  1. Reconhecimento facial 

O reconhecimento facial é um tipo de acesso biométrico específico por meio da face. Com ele, é possível identificar o usuário de maneira precisa e muito rápida. Basta a pessoa virar o rosto para o sensor para ter seu acesso ou procedimento liberado. Esse é um dos tipos de controle de acesso mais práticos da atualidade.

Além disso, com esse sistema, você obtém outras informações – como a temperatura corporal e o reconhecimento do uso de máscaras. Na pandemia, essas são informações fundamentais para prevenir a contaminação por covid-19.

Assim, é possível evitar que pessoas com febre ou sem máscara acessem o mesmo local de pessoas com baixa imunidade. O reconhecimento facial torna-se, então, um ótimo auxiliar na prevenção da contaminação no seu hospital.

  1. Cartões de proximidade

O cartão é um dos tipos de controle de acesso entre os utilizados atualmente. Com a democratização das tecnologias digitais, ele vem sendo frequentemente substituído por novas formas – mais modernas – de identificação.

Isso, aliás, reflete uma mudança de cultura. Estamos cada vez mais em busca de ferramentas que agilizem os afazeres no nosso dia a dia. Isto é, que nos forneçam maior autonomia e individualidade.

  1. QR Codes nos celulares

O QR Code é uma modalidade de acesso que permite utilizar um código de barras bidimensional. Muitas empresas recorrem a essa tecnologia para monitorar o acesso aos seus arquivos e garantir a segurança na troca de informações dentro da organização.

O código também faz a identificação das pessoas em sistemas de controle de acesso que utilizam catracas e dispositivos de liberação de portas. 

Em condomínios, O QR Code facilita a entrada de visitantes autorizados. Neste caso, o morador fornece os dados previamente à administradora do condomínio, que envia o código para o celular do visitante por email, SMS ou WhatsApp. 

Ao chegar no local, o visitante exibe o QR Code em um leitor instalado na portaria, porta, cancela ou catraca, que reconhece o código e libera a entrada. O código só libera a entrada no dia e horário cadastrados no aplicativo.

A Headlinks está aqui para oferecer as melhores soluções em controle de acesso e em alarmes e proteção perimetral. Proporcione segurança e conforto à sua equipe e aos seus usuários. 

Deixe um comentário