Você está visualizando atualmente Controle de acesso para hospitais: garantia de segurança

Controle de acesso para hospitais: garantia de segurança

O controle de acesso para hospitais é um item essencial hoje em dia. Isso pois a segurança dos pacientes, de seus familiares e da equipe do hospital exige o maior cuidado possível.

A falta de controle nas entradas e saídas pode ser um grande erro. Em especial se não houver um tipo de identificação para quem acessa o local. 

Além disso, a partir de um controle de acesso para hospitais, é possível evitar vários casos de roubo de medicamentos

O controle de acesso para hospitais também previne o fluxo indevido de pacientes, acompanhantes e visitantes e restringe o acesso de áreas críticas. Outra possibilidade é a de ter um controle completo do acesso à medicação dos pacientes. Por isso, trata-se de um assunto urgente.

Dessa forma, montamos um guia completo sobre todas as vantagens e usos do controle de acesso para hospitais. Veja tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Benefícios do controle de acesso hospitalar

Segurança de dados no controle de acesso para hospitais

Hospitais lidam o tempo todo com informações de saúde e identificação de pacientes. Ou seja, informações sensíveis e sigilosas. Por isso, é preciso que hospitais tenham uma segurança eficiente para proteger os dados.

Além disso, casos de vazamentos de dados hospitalares causam grandes danos e riscos aos pacientes. Já para o hospital, isso pode representar processos e perda de confiança do público. Isso porque os dados tratados pelo hospital são essenciais e devem ser protegidos.

Dessa forma, as pessoas encarregadas de proteger essas informações devem ter um cuidado redobrado para se certificar de que os dados estarão seguros. Uma das formas mais eficientes de garantir a proteção de dados é com o controle de acesso para hospitais.

Segurança física

Além da segurança de dados, é preciso se atentar à segurança física no ambiente hospitalar. Afinal, além da segurança física dos pacientes e visitantes, é necessário prezar também por todos os equipamentos médicos e medicamentos no ambiente hospitalar. 

Esses itens devem ser guardados em um lugar seguro com acesso apenas a pessoas autorizadas.

Além disso, alguns hospitais possuem ambientes reservados como maternidades, UTIs e outras áreas que possuem tráfego restrito. Portanto, é preciso também colocar algum tipo de barreira de controle de acesso hospitalar nesses ambientes. 

Nessas áreas sensíveis, é fundamental se certificar de que apenas pessoas autorizadas tenham acesso.

Hospitais também são ambientes expostos em algumas situações. Os turnos da noite, por exemplo, costumam ter menos pessoal e podem estar mais desprotegidos. 

Assim, os sistemas de controle de acesso hospitalar auxiliam a manter a segurança do local. Afinal, eles são equipados com controle de acesso a certos ambientes, alarmes e travas em caso de necessidade.

Acesso eficiente

Outro ponto importante do controle de acesso hospitalar é o acesso de pessoas autorizadas. A equipe do hospital e visitantes com permissão podem circular com mais facilidade e liberdade dentro das áreas do hospital. 

Dessa forma, o dia a dia e as tarefas são otimizadas, sem complicações e passos desnecessários para autorizar a entrada dessas pessoas no local. 

A aplicação do controle de acesso para hospitais

Agora você já sabe alguns dos principais benefícios do sistema de controle hospitalar. Conheça locais de aplicação desse sistema na prática, dentro de um hospital, e como ele pode ser útil.

A aplicação do controle de acesso hospitalar pode se estender a vários ambientes, desde a entrada até os quartos. Veja mais!

Estacionamento

O estacionamento é um local que costuma ter um grande fluxo de pessoas entrando e saindo. Nesse sentido, ter um meio de controlar o acesso é algo essencial para a segurança. 

Por isso, é indicado que haja algum tipo de cancela ou barreira, o que permite ter uma ideia da lotação do ambiente.

Hall de entrada 

O estacionamento deve ser o primeiro local de entrada, após isso, é possível controlar o fluxo pessoas no hall também. Para isso, você pode usar catracas, detectores de metais e até mesmo sistemas de identificação.

Controle de quartos 

O controle de acesso hospitalar funciona também nos quartos. Essa segurança é essencial para monitorar e manter um histórico de pacientes. Assim também se pode controlar a quantidade de visitantes e manter as visitas nos horários permitidos.

Opções de segurança e controle de acesso disponíveis

Agora você já conhece os benefícios e os locais em que o controle de acesso hospitalar é útil. Veja as opções de segurança que existem para assegurar o controle de entrada e bem-estar de todos no local.

Cartões RFID 

Os cartões RFIDs são uma opção clássica para controlar o acesso em locais como grandes empresas. Funciona da mesma forma para o controle de acesso hospitalar.

Cada membro da equipe do hospital recebe o seu próprio cartão magnético e de identificação, e assim pode acessar os ambientes.

Sistemas biométricos

Além das outras formas de segurança, sistemas biométricos podem ser úteis para assegurar o controle de acesso hospitalar. Os leitores biométricos são sistemas de controle de acesso que exigem que membros da equipe usem suas impressões digitais para entrar em cada local

Assim, proporcionam uma segurança eficaz, afinal, apenas a equipe cadastrada pode acessar os ambientes autorizados.

Sistemas baseados em nuvem

Além de todos os outros mecanismos de controle de acesso hospitalar, o controle de acesso em nuvem é bastante útil. Ele envolve autorizar os dispositivos móveis da equipe do hospital. Assim, há um aplicativo que gera um QRCode para que a equipe consiga acessar cada porta.

Quer saber mais sobre soluções para controle de acesso em hospitais? Entre em contato com a Headlinks e faça seu orçamento.

Deixe um comentário