Você está visualizando atualmente O que é e quais são as vantagens da automação predial?

O que é e quais são as vantagens da automação predial?

Atualmente, vivemos em um mundo onde o trabalho braçal, em muitas ocasiões, deixa de ser necessário. O motivo? Sistemas automatizados capazes de facilitar as nossas vidas, realizando desde as tarefas mais simples até as mais complicadas. Nesse sentido, quando nos referimos a edifícios, o cenário não poderia ser outro. Estamos falando de sistemas de automação predial

Antigamente, atividades como abrir e fechar portões, apagar luzes e controlar o acesso de automóveis ficavam sob responsabilidade do porteiro. Com a automação predial, não funciona mais dessa forma. Em outras palavras, softwares de automação predial são facilitadores do nosso dia a dia; sua aquisição certamente trará vantagens duradouras e em curto prazo.

Assim, neste texto, explicaremos o que é um sistema de automação predial. Conheça suas aplicações, seus tipos e, principalmente, alguns dos seus principais benefícios

O que é automação predial?

Automação predial nada mais é do que um conjunto de aparatos tecnológicos, tangíveis e intangíveis, como softwares e computadores. Eles são capazes de gerenciar e controlar diversas tarefas cotidianas de um prédio.

Dessa forma, atividades como controle de iluminação, climatização e ventilação de ambientes e medições de energia elétrica e consumo hidráulico podem ser realizadas automaticamente – sem que haja a interferência de terceiros.

Além disso, é importante ressaltar que existem diversos sistemas de automação para prédios. Nesse sentido, é sempre bom atentar aos que mais se adequam às necessidades de cada projeto

Ao contrário do que muitos podem pensar, softwares residenciais de automação diferem dos softwares de automação para prédios. Isso porque a automação residencial só é recomendada para casas independentes – ou seja, que não compartilham água e energia com outras residências.

Já no caso da automação predial, existe um sistema central e mais amplo

Qual é a importância da automação predial? 

A princípio, é necessário ter em mente que seres humanos estão sempre suscetíveis ao erro, o que é normal, já que faz parte da sua natureza. Entretanto, em determinadas situações, a fim de evitar danos irreparáveis, a margem de erro precisa ser mínima. Nesse sentido, softwares automatizados se mostram muito mais confiáveis e seguros. 

Vamos imaginar uma situação de incêndio, onde ao constatar a presença de fumaça no ambiente, rapidamente o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI) enviaria um comando para o sistema central, solicitando o acionamento do exaustor de fumaça, bem como a inicialização do destravamento de portas. 

Em suma, ter um sistema de automação predial vai muito além da comodidade e conforto viabilizados por essa tecnologia. Na verdade, mais importante do que isso, é a sensação de zelo e segurança que ele proporciona para todos os frequentadores do edifício. 

Quais são os tipos de automação predial?

A princípio, existem dois tipos de programas automatizados para edifícios: sistema de supervisão/controle de utilidades e sistema de segurança. Abaixo, entenda melhor a finalidade de cada um deles:

  • Sistema de supervisão e controle de utilidades: aqui, temos um sistema que preza pela administração e pela supervisão da parte interna do edifício. Em outras palavras, administra instalações elétricas, refrigeração e aquecimento, instalações hidráulicas e de gás etc.
  • Sistema de segurança: já nesse sistema, temos a proteção contra incêndio e intrusão, monitoramento visual centralizado e controle de acesso.

Quais são as aplicações da automação predial?

Neste tópico, separamos alguns exemplos das aplicações, para que você entenda o real trabalho por trás desses sistemas. Confira!

  • Ar-condicionado: controle e monitoramento de todo o sistema de ar-condicionado, regulando automaticamente a temperatura do ambiente, além de reduzir o gasto de energia.
  • Controle de equipamentos: equipamentos como geradores, insufladores, e exaustores são controlados automaticamente, e tudo de um único lugar.
  • Controle de sistemas de uso e reuso de água: controle e monitoramento de bombas, filtros, telhados verdes, estações de tratamento de esgoto, poços, entre outros.
  • Controle de iluminação: supervisão e acompanhamento de sensores, controle crepuscular, dimerização etc.
  • Controle de microgeração de energia renovável: nesse caso, a energia solar é um bom exemplo.
  • Sistema de detecção e combate a incêndio: programas automatizados se mostram aptos a detectar incêndios por meio de sistemas digitais endereçáveis. Estes, aliados a um sistema de combate, proporcionam mais segurança para todos.
  • Controle de acesso: através de tecnologias como biometria, reconhecimento facial e cadastramento, é possível controlar entrada e saída de carros e pessoas.
  • Monitoramento de CFTV: o Circuito Fechado de TV é um tipo de monitoramento  interno feito por camêras distribuídas e conectadas a um sistema central. 

Quais são as vantagens de contratar um serviço de automação predial?

Agora você já está por dentro de tudo o que envolve um sistema de automação predial, correto? Por isso, resolvemos trazer algumas das principais vantagens de contar com essa tecnologia no seu prédio. 

Economia de energia

Um ambiente desocupado não precisa de luz nem de ar-condicionado. Nesse sentido, por meio de painéis, sistemas automatizados detectam quais equipamentos precisam estar ligados e quais podem ser desligados. Como consequência, os custos relacionados ao desperdício de energia são drasticamente reduzidos.

Segurança

Conforme salientado no começo do texto, muito além da comodidade, a segurança é um dos pontos altos da automação predial. Por intermédio de um sistema completo e integrado, é possível detectar incêndios com rapidez. Ademais, obtém-se total acesso, por meio de câmeras, a todas as entradas e saídas do prédio. 

Otimização de tempo

Sistemas automatizados contam com uma rede de dispositivos interligados que passam por um controle periódico por meio de software. Assim, sempre que surge algum tipo de falha, ela é detectada rapidamente.

Essa informação é repassada para a equipe de automação, que, por sua vez, pode prosseguir com a manutenção diretamente no local. Tal processo otimiza tempo e traz mais comodidade.

O que achou das nossas dicas sobre automação predial? Conheça agora mesmo os sistemas da Headlinks disponíveis para você.

Deixe um comentário