Automação predial e segurança é um assunto essencial para indústrias e empresas. Hoje é comum a presença da tecnologia em diversas áreas da vida. Portanto, isso deve incluir também nossa casa ou nosso trabalho. E é aí que automação predial e segurança se unem.
Automação predial e segurança são pré-requisitos na construção de um edifício atualmente, além de serem fatores que valorizam os imóveis. Ademais, viabilizam uma gestão eficaz de todo o edifício. Isso inclui:
- abertura e fechamento de portões;
- acendimento de luzes em áreas comuns;
- controle de entrada de pessoas etc.
Por isso, automação predial e segurança se relacionam, assim como a automação está ligada à redução de custos. Afinal, ela permite o controle de funções elétricas do prédio, o que pode evitar desperdício.
Dessa forma, montamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a relação entre automação predial e segurança. Confira!
O que é automação predial?
A automação predial é um sistema integrado que inclui uma gama de funções e ferramentas tecnológicas. Integram a lista itens como aparelhos móveis, computadores, softwares, etc.
Sistemas podem ser usados para várias tarefas, o que mostra a importância da relação entre automação predial e segurança. Contudo, além disso, é possível empregar a funcionalidade contra incêndios, no gerenciamento elétrico e hidráulico do prédio, entre outros.
Assim, a automação é capaz de dar segurança ao mesmo tempo que traz benefícios essenciais – eficiência na gestão de operações, por exemplo, ou então redução de custos. Além disso, um sistema pode se adaptar aos diversos tipos de prédios. Isso varia de acordo com a demanda de cada um.
Por isso, é fundamental ressaltar que existe diferença entre a automação predial e a automação residencial – em especial quanto ao método de instalação. Na automação residencial, a instalação é feita em residências que possuem suas próprias redes elétrica e hídrica. Assim, elas não dividem esses sistemas com outras casas.
No caso de prédios, apesar de cada lar ser independente e possuir seu próprio medidor de consumo, a instalação é compartilhada. Por isso, o método de instalação é diferente, adaptado para sistemas divididos entre várias casas.
Essa é uma função que vem sendo usada no Brasil desde a década de 1980. Por isso, a relação entre automação predial e segurança não é uma novidade.
Como automação predial e segurança se relacionam?
Grande parte das tarefas de manutenção de um prédio pode se resolver com o uso da tecnologia. No dia a dia de um edifício, a automação predial traz essa facilidade. A relação entre automação predial e segurança, como dito, trata do auxílio da tecnologia na proteção do prédio, além de outras funções.
Assim, se evita a mão de obra humana em alguns casos, o que reduz custos e poupa recursos. Isso pode ser feito por meio de dispositivos eletrônicos integrados – por exemplo, para cumprir algumas tarefas de segurança como vetar a entrada de pessoas, proteger contra incêndios, controlar o ar-condicionado etc.
Quais são as aplicações da automação predial?
A automação predial é uma forma de usar a tecnologia a favor do conforto e da proteção em edifícios. Ainda está em dúvida sobre a relação entre automação predial e segurança? Veja os exemplos de funções que essa tecnologia pode exercer em um edifício, na prática.
Monitoramento de equipamentos
Os sistemas de monitoramento são usados para mensurar a eficiência dos equipamentos e acioná-los de forma remota. Assim, você é capaz de ter controle sobre qualquer um deles, em qualquer lugar.
Além disso, um sistema pode regular a temperatura dos ambientes. De acordo com a situação, ele protege do aquecimento e detecta a necessidade de ligar o ar-condicionado. Um outro exemplo é o sistema de acendimento automático das luzes, que poupa energia e é bastante popular. Esse mesmo equipamento é útil no combate de incêndios, no consumo de energia e água, entre outros.
Facilidade no gerenciamento de elevadores
A automação predial também pode ser usada em outra função muito útil: o controle dos elevadores. Dessa forma, é possível ver quem acessa esses elevadores e quando isso acontece. Assim a gestão é feita da melhor forma.
Controle de acesso: uma forma de automação e segurança
Outro ponto indispensável é o controle de acesso de pessoas. Sim, a automação predial também atua nessa função de segurança. Dessa forma os moradores podem contar com maior facilidade e proteção ao permitir apenas a entrada de pessoas de confiança. Isso é feito por um sistema de liberação automática, tanto por meio de cartões de acesso como por biometria.
Além disso, com esse sistema, a tarefa de monitorar a entrada de pessoas e visitantes se torna mais simples. Afinal, ele guarda todos os dados importantes.
Sistemas de uso e reuso de água
A automação predial também é útil em ações que precisam de acompanhamento, como acionar bombas de água. Isso inclui, por exemplo, mecanismos de aproveitamento de água de reuso e da chuva.
Então, se seu prédio possui sistema de captação, tanto os níveis do reservatório como o acionamento das bombas podem ser controlados remotamente. Portanto, essa função ajuda a poupar água ao promover o seu aproveitamento com facilidade e tecnologia. Além disso, há funções como a irrigação de jardins, hortas e praças.
Headlinks oferece sistemas de automação predial para todos os edifícios
As soluções da Headlinks atendem a todos os tipos de edifícios – desde um prédio com muitos andares e blocos até um edifício menor. Assim, o seu prédio pode contar com um excelente sistema de automação quanto à segurança. Isso sem falar do conforto, da economia de recursos e da tecnologia.
Com uma equipe multidisciplinar, a Headlinks oferece sistemas de automação específicos para a sua necessidade. Dessa forma, o cliente recebe um atendimento personalizado e o equipamento certo para a sua demanda.
Conheça esse sistema e otimize o seu prédio. Usufrua de conforto e modernidade com controle de acesso para os moradores do prédio.