Quando contratamos um sistema de circuito fechado de televisão, queremos garantir a segurança de um local, então, algo de suma importância é ter um plano de manutenção preventiva do CFTV.
Esse plano é tão importante quanto a instalação, já que as câmeras precisam estar em pleno funcionamento vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Elas não podem falhar para garantir a segurança.
A regularidade do funcionamento do CFTV em muitos projetos pode ser complexa, e a falta de manutenção pode ser um grande problema quando realmente é preciso contar com a ajuda das câmeras para solucionar algum problema.
Inclusive, as falhas podem ser percebidas apenas nestes momentos de necessidade, o que é uma grande frustração para quem contratou o circuito.
Então, se você conta com um CFTV para sua segurança, leia esse artigo até o final para entender tudo o que você precisa saber sobre a importância da manutenção, pois isso é algo que não pode ficar fora da operação e precisa sempre de monitoramento para garantir seu perfeito funcionamento.
A importância da manutenção preventiva no CFTV
Se uma empresa ou residência contrata um serviço de monitoramento por câmeras, é porque o desejo é garantir que o local seja filmado constantemente. Afinal, não adianta ter um sistema inteligente que não funcione perfeitamente.
Por isso, é fundamental que seja feita sempre uma manutenção preventiva no CFTV. Mesmo com uma excelente infraestrutura, onde a ideia é que funcione por muito tempo, a manutenção não pode ser deixada de lado pois qualquer sistema pode sofrer um desgaste com o passar do tempo, por mais bem implantado que ele tenha sido.
Então, nunca deixe de ter uma visita de um técnico com regularidade para fazer a avaliação do funcionamento do sistema, pois se por algum motivo ele apresentar um problema, você não terá as imagens quando precisar.
Agora vamos entender um pouco mais sobre como é feita essa manutenção do CFTV e qual deve ser a frequência desse trabalho.
Como é realizada a manutenção CFTV?
Esse trabalho de manutenção do CFTV pode ser feito de duas formas. A primeira é como uma maneira preventiva, para ver se existe algum problema no sistema. A outra é para corrigir alguma falha já identificada.
No caso de ser preventiva, o técnico vai avaliar todo o funcionamento do sistema e garantir que ele esteja trabalhando da forma adequada e também irá fazer ajustes, como por exemplo substituir alguma peça, caso haja necessidade.
Entretanto, se a manutenção for corretiva, o técnico irá atuar na solução de algum problema que o circuito apresentou. Ao identificar a falha, ele irá propor a solução e explicar estratégias para evitar que esse problema aconteça novamente.
Por que fazer a manutenção do sistema CFTV
Seja ela corretiva ou preventiva, toda manutenção é de suma importância para garantir que o seu CFTV funcione de forma adequada e garanta a segurança do local.
Estamos falando de um circuito que funciona o tempo todo, e por esse motivo, não pode apresentar nenhum problema pois isso coloca em risco o patrimônio e as pessoas que circulam no local.
Outro motivo para sempre fazer a manutenção do sistema CFTV é a redução de custos, pois, especialmente na manutenção preventiva, essa prática aumenta a durabilidade dos componentes do sistema e é possível aproveitar todo o desempenho oferecido pelo aparelho por um bom tempo. Fazer a manutenção é certamente mais barato do que ter que comprar outro sistema.
Com qual frequência deve ser realizado?
Esta é uma dúvida muito comum, e o que queremos ressaltar é que a manutenção deve ser feita periodicamente. O ideal é que esse tipo de serviço já esteja previsto no orçamento da empresa, para que imprevistos sejam evitados, como por exemplo uma pane no sistema.
O que indicamos é que em escritórios, onde as câmeras são instaladas internamente e são pouco expostas à variação de temperatura e luz, a manutenção seja feita a cada três meses.
Já em locais onde o CFTV é exposto a resíduos e poeira, o ideal é manter uma manutenção preventiva mensal. Pense sempre que solucionar as falhas antes que elas se tornem um grande problema faz com que os custos com o circuito sejam infinitamente menores.
Invista na manutenção do seu CFTV! – Motivos para fazer a manutenção preventiva
Já falamos aqui da importância em fazer a manutenção do seu CFTV, agora vamos listar alguns benefícios que você terá ao colocar isso em prática periodicamente.
- Diminuição dos gastos ao fazer a manutenção preventiva, já que a corretiva pode sair bem mais onerosa;
- Se precisar de manutenção, é possível se antecipar e ter um empréstimo de outro equipamento durante o conserto;
- Mais confiança no sistema de segurança já que você terá certeza que ele está sempre funcionando perfeitamente;
- Contar com um técnico para avaliar o seu CFTV de confiança.
É importante ressaltar que muitos sistemas CFTV ficam expostos ao tempo, e podem sofrer oxidação, pois as câmeras possuem componentes metálicos, inclusive internamente. Então, é preciso fazer uma limpeza periódica dos conectores e reparos nos botões, para que não haja o comprometimento do funcionamento do sistema.
Certamente será uma surpresa desagradável descobrir que seu CFTV não estava funcionando quando você precisava de alguma imagem. A confiança no circuito será abalada e os custos para resolver o problema podem ser bem maiores.
Não pense que o CFTV não precisa de manutenção preventiva. Mesmo contando com um equipamento de qualidade, que apresenta ótimos resultados e uma excelente vida útil, um plano de manutenção preventiva não deixa de ser importante, pois ele pode garantir a qualidade desde do CFTV desde a sua instalação até muito tempo de uso.
Gostou do nosso artigo? Tem um sistema de CFTV e quer saber como ter um plano de manutenção preventiva para evitar surpresas desagradáveis e se antecipar a possíveis falhas?
Então clique aqui e conheça as soluções da Headlinks e garanta a sua segurança!