You are currently viewing Biometria facial no controle de acesso

Biometria facial no controle de acesso

Engana-se quem pensa que empreender é uma tarefa fácil ou simples. Talvez não haja outra atividade econômica que demande maior esforço e empenho do que manter uma empresa em pleno crescimento. Esse é o sonho de alguns e o pesadelo de tantos outros.

 

Porém, esse é um cenário que vem mudando nas últimas décadas, sobretudo no Brasil. Para isso, utilizam-se e aplicam-se tecnologias como a biometria facial no controle de acesso, por exemplo. Quer aprender mais sobre esse sistema? Então vamos juntos!

 

O que é e como funciona a biometria facial?

Precisamos entender algo que nem sempre está muito claro para as empresas brasileiras: a tecnologia e seu avanço existem para nos auxiliar. Não somente é útil empregá-la sempre que possível, como também é de extrema importância. Sabia disso?

 

Pense, por exemplo, no caso dos computadores. Um sistema interno de rede que funcione em um empreendimento agiliza e facilita muitos processos: comunicação interna e externa, questões contábeis, monitoramento de produção, e assim por diante…

 

Os computadores são apenas um caso em que a aplicação da tecnologia pode ser benéfica! E existem muitos outros, como a biometria facial. Qual é o nível de segurança que o seu negócio possui hoje? 

 

Esse é um setor que merece atenção para que um negócio funcione bem, e jamais pode ser deixado de lado. Quando falamos em segurança empresarial, devemos nos lembrar dos controles de acesso.

 

Um controle de acesso é um sistema que garante o correto direcionamento de pessoas a determinados ambientes dentro da empresa. Existem diversos tipos de controle de acesso, alguns mais caros do que outros, alguns mais eficazes do que outros. E, entre os melhores, encontramos a biometria facial.

 

Primeiramente, é preciso esclarecer que a biometria facial é uma tecnologia que se baseia sobretudo na aplicação de inteligência artificial. Esta identifica as pessoas pelas suas imagens reais.

 

Esse não é um controle de acesso destinado apenas a grandes bancos ou empresas internacionais, como se costuma pensar. A biometria facial, ou reconhecimento facial, vem se popularizando nos últimos anos em empresas de todos os níveis – pequenas ou grandes, de todos os segmentos imagináveis.

 

Em atacados e varejos, por exemplo, ela é implementada para assegurar que nenhum pessoal desautorizado acesse setores de gerência e coordenação. Já em condomínios, encontramos outro ótimo exemplo: a biometria facial é utilizada nesses espaços como tendência, sobretudo em portões gerais de entrada.

 

Essa alta se dá pela eficiência do reconhecimento facial. Devido à baixa taxa de falhas, esse controle de acesso se torna um meio eficaz de garantir a segurança do ambiente. E mais ainda das empresas, que é o que nos interessa!

 

Cadastro da biometria facial de moradores, visitantes e colaboradores

Ficou mais atraído por esse controle de acesso tão eficaz? Muito bem, para implementá-lo no seu negócio, condomínio ou em qualquer outro lugar, será preciso observar alguns passos importantes. Esteja atento, pois essas etapas não podem ser ignoradas.

 

O primeiro deles é o cadastro, seja de moradores, visitantes ou colaboradores. Pouco adiantaria ter uma tecnologia de alto padrão como o reconhecimento facial e não cadastrar quem terá acesso ao ambiente.

 

Por essa razão, o primeiro passo para a implementação da biometria facial é inevitavelmente o cadastro de todos. Esse cadastro pode ser feito através de um software especializado para controle de acesso, por exemplo.

 

Por sua vez, o acesso a esse software também deve ser restrito. É concedido àquelas pessoas que possuam a função de monitorar o sistema de segurança da sua empresa ou condomínio.

 

Existem alguns sistemas de controle de acesso que são integrados com uma espécie de autocadastro. Mas em casos como esse é preciso ter o dobro de cuidado. Como regra, será necessário manter algum monitoramento humano desde a implementação. Isso serve justamente para saber se todo o controle está funcionando exatamente como deveria.

 

Para isso, vale contar, por exemplo, com serviços técnicos especializados em soluções tecnológicas de segurança. Esse recurso facilita o serviço e garante a eficácia da biometria facial!

 

Quais são as vantagens do controle de acesso com reconhecimento facial?

Nem é preciso dizer que um controle de acesso tão eficaz assim oferece diversas vantagens, certo? De toda forma, selecionamos três delas para exemplificar os benefícios do reconhecimento facial quando bem instalado. Vamos lá!

 

Segurança

Como esse controle de acesso trabalha com rostos humanos, as chances de alguém não autorizado burlar o sistema é praticamente zero. Cada fisionomia possui características próprias, e a inteligência artificial presente na biometria dificilmente confunde cada uma delas.

 

Agilidade

O fato é que sempre é muito mais rápido e fácil garantir o acesso pelo reconhecimento facial. Imagine consultar uma série de registros e permissões para saber se o indivíduo está autorizado a entrar num setor da empresa. Trabalhoso, né?

 

Baixa possibilidade de contaminações

Todos sabemos que, muito recentemente, enfrentamos em escala mundial uma doença avassaladora. E nunca é demais manter certos níveis de higiene, sobretudo em ambientes onde seja alto o fluxo de pessoas.

 

Com a biometria facial, a segurança está garantida literalmente em todos os níveis!

 

Conclusão

Gostou das vantagens? Por fim, nossa última dica é que você invista em controle de acesso inteligente para seu negócio ou condomínio. E uma excelente solução para isso é a biometria facial.

 

Também é importante sempre contar com o auxílio especializado na hora de implementar esse tipo de tecnologia, entendido? Isso aumenta as chances de bom funcionamento e evita qualquer erro ou desperdício de recursos.

Por fim, implemente sua biometria sem contato físico de maneira rápida e acessível com a Headlinks! Alta tecnologia, precisão e rapidez para o seu controle de acesso.